[vc_row][vc_column][vc_column_text]
OS DOIS ANOS DA ACADEMIA CEARENSE DE ENGENHARIA
Antônio de Albuquerque Sousa Filho*
A Academia Cearense de Engenharia (ACE), criada e registrada em 11 de dezembro de 2015 e instalada oficialmente no dia 21 de janeiro de 2016, está completando dois anos de funcionamento. Cumprindo as suas finalidades principais, dentre elas o de contribuir para o estudo de temas que apoiem a formulação, a implantação e avaliação de políticas públicas na área tecnológica e o de contribuir para a integração e a interação dos profissionais da engenharia no Ceará e no Brasil.
No referido período, em suas reuniões plenárias, foram realizadas vinte palestras, a cargo de seus associados ou convidados especiais, versando sobre assuntos importantes para o nosso desenvolvimento, com predominância de temas relativos a recursos hídricos, energias alternativas, meios de transporte de massas, novas tecnologias e inovações na área da engenharia. Por ocasião das comemorações de seu primeiro ano de existência, em sessão solene, tivemos a palestra a cargo do Engº Fernando Pessoa abordando o tema os “Desafios e Oportunidades para os Profissionais de Engenharia.” A Diretoria executiva realizou 24 sessões ordinárias nos anos de 2016 e 2017 e uma extraordinária em 2017.
Tivemos dois seminários, o primeiro com a participação da Diretoria Geral do DNOCS sobre a problemática da situação estrutural e gerencial daquela instituição e o segundo, juntamente com o CREA-CE, constituindo-se da análise dos resultados dos trabalhos técnicos para solucionar as rachaduras existentes na Barragem do Açude Castanhão-CE.
Três visitas técnicas foram realizadas. A primeira, ao Projeto de Transposição do Rio São Francisco (trecho do Eixo Norte), no Sul do Ceará e no Estado de Pernambuco, no período de 26-29/10/2016 e publicado, nota denominada ALERTA À SOCIEDADE, juntamente com o CREA-CE, nos principais jornais de Fortaleza, alertando aos governantes e a sociedade sobre o atraso na conclusão da referida obra. A segunda (28/03/2017), ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP), compreendendo à sede da Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, aos laboratórios do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, ao Terminal Portuário do Pecém, às instalações da Empresa WOBBEN e à Usina Termelétrica Energia do Pecém. A terceira (06/06/2017) visita técnica foi realizada às instalações da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP).
A Academia publicou no período o volume 02, número 01-Jan-Jun. 2017, da Revista da Academia Cearense de Engenharia com oito trabalhos técnicos e o volume 02,número 02-jul-dez 2017, com doze trabalhos técnicos e já com o seu registro no sistema ISSN 2526-730. Tivemos ainda a publicação do primeiro número da série denominada DEBATES, contendo relatório e cinco artigos relativos à visita realizada pela Academia ao Projeto de Transposição do Rio São Francisco. Foram publicados o seu Estatuto e o seu Regimento. O Site da Academia foi criado, atualizado e modernizado.
Deixamos a Academia com todos os seus registros realizados junto ao Cartório Pergentino Maia, Caixa Econômica Federal, Receita Federal, Prefeitura de Fortaleza e Junta Comercial; com contrato firmado com empresa especializada em contabilidade e com seus lançamentos em dia e com superávit financeiro. A sede está adequadamente instalada, com seus móveis e equipamentos de informática, informatizada e com secretária capacitada para as suas funções.
Estamos integrando a primeira Medalha do Mérito Engº Casimiro Montenegro Filho, patrono de nossa Academia ao ilustre professor e engenheiro Hugo Alcântara Mota e os primeiros Diplomas de Acadêmico do Ano aos confrades Engº Otacílio Borges Filho (2016) e ao Engº Francisco Lopes Viana (2017).
Profissionais das engenharias dos Estados de Pernambuco, Pará, Maranhão e Piauí solicitaram material da nossa Academia, para servir de orientação a criação de suas respectivas Academias de Engenharia.
Na parte social, foi realizado a jantar natalino no ano de 2016 e o encontro de confraternização em Guaramiranga, em 2017.
Tivemos a eleição da nova Diretoria da Academia para o biênio Dezembro de 2017-Dezembro de 2019, sendo eleito presidente o Engº Victor Frota Pinto, que assume no dia 20/12/2017.
Cabe-nos agradecer a todos que auxiliaram e cooperaram com a nossa Diretoria, especialmente ao Presidente do CREA-CE Engº Victor Frota, aos componentes da diretoria Engº Lauro Vinhas, Engº Agron. Ubiratan Vieira, Engº Antônio Salvador, Engº Alberto Belchior, Engº César Ary, aos demais membros dos Conselhos Consultivo, Fiscal, Científico e Editorial, aos associados e a secretária Diana Alice.
A todos o nosso muito obrigado.
*Engenheiro Agrônomo e Presidente da ACE (Dezembro de 2015-Dezembro 2017).
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]
Comentários